sábado, 12 de março de 2011

Exercícios para ajudar na oração pessoal


O primeiro ponto a ser observado para uma boa oração é o ambiente de silêncio. Você deve ter uma almofada para sentar-se no chão ou uma cadeira. Comece com um minuto de silêncio. Depois, vá respirando, fazendo o processo de respiração profundo e compassado. Após alguns minutos, comece a invocar suavemente o nome de Jesus, ou então vai dizendo, de olhos fechados algumas palavras ou frases como: "Deus, eu te amo", bem compassado, voz meiga e suave, "vem Espírito Santo,meu Deus meu Tudo", etc; Pronuncie palavras simples que invoquem a presença de Deus, várias vezes, solte o seu corpo, braços e pernas; sinta-os pesados como uma pedra, deixe a sua mente completamente vazia de todo pensamento. Você não pensa, não imagina nada; sinta-se deitado como se estivesse dormindo.
 Você pode escolher algumas formas de meditação e exercícios; pode imaginar um jardim cheio de flores e você sentado com jesus, enfim, se concentre extremamente e entre em clima sereno. Após esse exercício, vá despertando lentamente, pode estirar os braços para frente e para trás repetidas vezes; levantar os ombros para cima e soltar naturalmente, os dois juntos e depois um de cada vez , umas 5 vezes.
Tudo isto vai lhe ajudar na entrega; pode ainda balançar as duas mãos, jogando os dedos. Feche os olhos e estique-os várias vezes para cima e para baixo, depois  de 5 a 10 vezes, deixe os olhos pesados, concentre-se nele e sinta-se como se estivesse dormindo. Após alguns desses exercícios notará que está meio mole  como se quisesse dormir, faça um exercício de mexer com as mãos, bater com o pé no chão, mexa com o calcanhar, estique bastante os braços para frente e para trás, varias vezes, chame o seu melhor amigo, o 
Espírito Santo e, então comece a oração. poderá começar com um salmo, Evangelho do dia ou logo conversando com Jesus. É importante, ler o salmo ou a leitura lentamente e aquele versículo que mais lhe tocou, você vai crescer na sua oração pessoal e, com o tempo, deve combater a rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário